Microaprendizagem

Uma forma de ensino online de fácil entendimento, curta duração e com foco em um único objetivo. Cada parte se basta, porém várias outras podem ser adicionadas de acordo com a abrangência do conteúdo.

DICA: Pesquise na web sobre “Micro-learning”, “M-learning” e “Trilha de Aprendizagem”.

Em breve mais conteúdo sobre aprendizagem!

Amar o próximo como a si mesmo.

Ajudar primeiro o próximo ou a si mesmo?
Amar a si mesmo para amar o próximo?
Primeiro amar a si para depois amar o próximo?

Afinal de contas, quem você coloca em primeiro lugar, o próximo ou você?

O que você coloca em primeiro lugar, ajudar alguém ou a você mesmo?

Amar a si antes do próximo, não é amá-lo como a si mesmo. Pela lógica, se nos colocarmos em primeiro lugar, todos estarão atrás. E assim, o amor não seria o mesmo para todos.

Por outro lado, amar mais o próximo do que a si mesmo, também não é amar como a si mesmo. Porém, amar o próximo antes de si mesmo ajuda a aprender se amar de verdade.

As pesquisas realizadas para avaliar, entre ajudar outras pessoas ou concentrar-se em si mesmo, o que traria mais benefícios para si próprio a longo prazo?

Os resultados mostraram claramente que a quantidade de “dopamina” gerada em nosso cérebro quando somos generosos é muito maior e as sensações negativas diminuem. Ao contrário do que muitas pessoas pensavam, os prazeres direcionados para si mesmo geram menor quantidade de dopamina, duram menos e não eliminam as sensações negativas.

Concluindo, a maneira mais fácil de ser feliz é fazer as pessoas felizes.

Ajudar as pessoas é a forma mais rápida de encontrar a felicidade.

Dica
Ame o próximo como a si mesmo antes de si mesmo e sereis mais felizes.

Dicas Sobre Contraste e Conflito

São muitas as vezes que escolhemos entre contrastes e conflitos. Escolhendo uma roupa para vestir, decorando um ambiente, fazendo uma maquiagem, um desenho, uma pintura, um layout gráfico, textos, títulos, parágrafos, frases, etc. O contraste ajuda a destacar e harmonizar e o conflito chama a atenção, porém irrita os sentidos.

O contraste e o conflito ajudam consideravelmente a comunicação quando bem utilizados. Quando falamos de cores, tamanhos, formas, espaços, quase sempre podemos buscar o contraste e diminuir conflitos simultaneamente, aumentando as diferenças, e, ao mesmo tempo, diminuindo a semelhança.

Nas cores, buscar os tons opostos para mais contraste e não vizinhos para evitar o conflito. No tamanho, a diferença traz o contraste e o conflito é causado pela proximidade da altura, largura, etc. Na forma, da mesma maneira, a diminuição da semelhança aproxima do contraste e afasta do conflito.

Para entender melhor, podemos demonstrar comparando um artigo em que os tamanhos das fontes para o título, subtítulos e o texto principal, devem ser bem diferentes, ou seja os títulos devem ser bem maiores que o texto principal.

Quando houver necessidade de variação de forma e cor, o resultado é melhor com fontes bem diferentes e em tons complementares, ou seja, mais contrastantes. Já o contraste entre as cores do texto e do fundo, não deve ser levado ao máximo.

E tudo parece funcionar melhor quando há diversidade, mas na busca da organização os elementos são agrupados, divididos, e submetidos à hierarquias, mas a própria busca de harmonia, equilíbrio, consistência, ritmo diz que a eficiência e eficácia da boa comunicação nunca pode ser esquecida.

Conteúdo Web x Impresso

O público valoriza cada vez mais a interação leitor e autor. E na Internet, o conteúdo digital pode ser compartilhado, comentado, complementado, criticado, discutido, etc. Proporciona a aproximação mais imediata dos leitores que têm maior interesse em interagir.

Dicas aos autores e leitores:

Conteúdo Web

Utilizar as ferramentas de interatividade disponíveis de maneira mais eficiente e adequada em cada caso e natureza de conteúdo.

Conteúdo Impresso

Além de utilizar as ferramentas de interatividade disponíveis de maneira mais eficiente e adequada em cada caso e natureza de conteúdo, buscar uma integração com os conteúdos da web.