Dicas Sobre Contraste e Conflito

São muitas as vezes que escolhemos entre contrastes e conflitos. Escolhendo uma roupa para vestir, decorando um ambiente, fazendo uma maquiagem, um desenho, uma pintura, um layout gráfico, textos, títulos, parágrafos, frases, etc. O contraste ajuda a destacar e harmonizar e o conflito chama a atenção, porém irrita os sentidos.

O contraste e o conflito ajudam consideravelmente a comunicação quando bem utilizados. Quando falamos de cores, tamanhos, formas, espaços, quase sempre podemos buscar o contraste e diminuir conflitos simultaneamente, aumentando as diferenças, e, ao mesmo tempo, diminuindo a semelhança.

Nas cores, buscar os tons opostos para mais contraste e não vizinhos para evitar o conflito. No tamanho, a diferença traz o contraste e o conflito é causado pela proximidade da altura, largura, etc. Na forma, da mesma maneira, a diminuição da semelhança aproxima do contraste e afasta do conflito.

Para entender melhor, podemos demonstrar comparando um artigo em que os tamanhos das fontes para o título, subtítulos e o texto principal, devem ser bem diferentes, ou seja os títulos devem ser bem maiores que o texto principal.

Quando houver necessidade de variação de forma e cor, o resultado é melhor com fontes bem diferentes e em tons complementares, ou seja, mais contrastantes. Já o contraste entre as cores do texto e do fundo, não deve ser levado ao máximo.

E tudo parece funcionar melhor quando há diversidade, mas na busca da organização os elementos são agrupados, divididos, e submetidos à hierarquias, mas a própria busca de harmonia, equilíbrio, consistência, ritmo diz que a eficiência e eficácia da boa comunicação nunca pode ser esquecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *